Livros

Conheça as publicações produzidas pelo Movimento Cultural Penha e veja como acessá-las. O material é gratuito e poderá subsidiar trabalhos acadêmicos, escolares, pesquisas e afins.


Recados – Memórias das Relações entre a Comunidade e o Patrimônio

Na 10ª Edição da Festa da Igreja N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos e de São Benedito da Penha, o Movimento Cultural Penha lança o livro Recados – Memórias das Relações entre a Comunidade e o Patrimônio (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo). Este livro é o resultado de uma década de trabalho dedicado a contribuir na divulgação da importância histórica de um dos patrimônios remanescentes do Brasil Colônia: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha, em parcerias com escolas, grupos artísticos e de cultura popular de vários lugares do estado de São Paulo. Participaram do livro o Profº Drº Carlos José Ferreira e Profº Edson Azevedo Barbosa; o poeta e jornalista Oswaldo de Camargo, além da Historiadora Patrícia Freire e do Articulador Cultural Julio Cesar J. Marcelino.
O livro tem distribuição gratuita para instituições que desenvolvam trabalho na área da cultura e educação na perspectiva da aplicação da Lei 11.645/08.


Esta publicação está esgotada, mas você poderá ter acesso por meio de 
empréstimo em qualquer biblioteca pública municipal da cidade de São Paulo.



Movimentações pela Cultura: um painel dos movimentos culturais da região leste de São Paulo (1980/1990).

O livro traz uma reflexão sobre a trajetória dos movimentos de cultura da zona leste da cidade de São Paulo durante as décadas de 1980 e 1990. O material é acompanhado de um vídeo documentário filmado pelo cineasta João Luiz de Brito Neto de 100 minutos com 14 depoimentos de agentes culturais deste período.
Trata-se de um resgate histórico da mobilização social no âmbito cultural, urgente pela importância de compreendermos nosso presente e, sobretudo, pela necessidade de organização e disponibilização destas memórias. É com esse objetivo que partimos da própria história do Movimento Cultural Penha (MCP), quando este, em 1985, era mais um movimento organizado de cultura da região leste. O MCP, assim como outros agrupamentos culturais, nasceu no momento de reabertura política no Brasil, junto de vários outros movimentos reivindicatórios das populações marginalizadas, como os que clamavam por moradia, saúde e educação.
O presente material pode contribuir para a compreensão da construção da história da cidade de São Paulo, partindo das pessoas, grupos ou movimentos organizados das regiões afastadas do centro da metrópole, trazendo-os para a grande História sem estigmatizá-los, mas identificando suas contradições.
O livro tem distribuição gratuita para bibliotecas públicas, universidades, centros de pesquisa, arquivos públicos e para pesquisadores que justificarem interesse por escrito.


publicação disponível
(quantidade limitada)



Territórios de Ururay (2016). 
Grupo Ururay Patrimônio Cultural.

O Grupo Ururay - grupo formado por indivíduos interessados na questão da memória, história e patrimônio na Zona Leste, moradores ou integrantes de movimentos organizados nesta área da cidade - desenvolveu ao longo de 2016 o projeto “Territórios de Ururay”, que tem como objetivo pensar o Patrimônio da Zona Leste dentro de premissas contemporâneas dessa área, buscando ainda realizar um levantamento a respeito da problemática entre o patrimônio edificado e os conflitos existentes em diferentes territorialidades. Assim, o projeto vem evidenciar as desarmonias e dificuldades existentes nessa questão como, por exemplo, a falta de pertencimento e reconhecimento da população local com boa parte de seus bens históricos. A publicação vem a destacar algumas das dinâmicas entre sociedade e patrimônio, focalizando para isso quatro sub-regiões da ZL de São Paulo: Mooca, Penha, Itaquera e São Miguel Paulista.
Copatrocínio e realização: Secretaria Municipal de Cultura/Movimento Cultural Penha


publicação disponível


Como posso retirar meu livro?

Na sede do Movimento Cultural Penha
Rua Betari, 560, CEP 03634-040, Penha de França
São Paulo - SP
(próximo ao metrô Penha)
agendar retirada por e-mail movimentoculturalpenha@gmail.com ou
por telefone 11 2306-3369

ou

Via Correio
Cobramos o valor de R$ 20,00 para postagem de 1 exemplar via SEDEX
Depósito no Banco do Brasil agência 3027-9, conta corrente 22.512-6.
CNPJ: 04.632.499/0001-00 - Movimento Cultural Penha
Após encaminhamento por e-mail (movimentoculturalpenha@gmail.com) do endereço completo mais comprovante de depósito encaminharemos o livro.