quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Estátua de Itamar Assumpção é inaugurada na Penha

Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro foi um dia bastante importante para o bairro da Penha, com a inauguração da Estátua de Itamar Assumpção. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MU.ITA (Museu Itamar Assumpção).

Obra de Leandro Junior, a estátua faz um marco importante no bairro valorizando a memória do músico, instrumentista, produtor musical, destaque da cena independente de São Paulo e morador do bairro da Penha. 

Além desta estátua serão inauguradas mais 4 outros monumentos que valorizam a presença negra em São Paulo: Carolina Maria de Jesus, Geraldo Filme, Adhemar Ferreira da Silva e Deolinda Madre, ações que devem ocorrer ao longo do ano de 2022.

A Comunidade do Rosário esteve envolvida nos festejos de inauguração abrindo com a Missa Inculturada Afrobrasileira em homenagem a Itamar Assumpção na Igreja N S do Rosário dos Homens Pretos da Penha, com a presença de familiares do músico: a filha Anelis Assumpção, a esposa Elizena Brigo, netos e amigos.

Na cerimônia de inauguração no Teatro Martins Penna do CCP estiveram presentes autoridades da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu MU.ITA como Gilberto Gil, conselheiro do Museu e a Secretaria Municipal de Cultura Aline Torres.

Mesmo embaixo de chuva o público acompanhou o emocionante momento de revelação da estátua no jardim em frente do Centro Cultural da Penha, local onde está em cartaz até janeiro de 2022 uma exposição sobre o músico de parte do acervo do museu virtual MU.ITA.

A festa seguiu com apresentações musicais das Pastoras do Rosário, Cordão da Dona Micaela, Show de Anelis Assumpção e Rincón Sapiência e fechando com o Grupo Ilú Obá de Min.

Fotos: Douglas de Campos











































segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A Festa literária FliPenha se consolida no circuito de eventos do livro e da literatura da cidade

Edi Cardozo fazendo sua performance durante a abertura da Flipenha 2021
Foto: Douglas Campos

A 4º edição da Flipenha 2021, realizada pelo Movimento Cultural Penha, Biblioteca Doutor Dirceu de Paula Brasil, Biblioteca José Paulo Paes, Centro Cultural Penha, CEU Tiquatira, Coletivo Papo de Comadre e Senac Penha, chegou ao término em 30 de outubro com o fim do período da Ocupação “Salve Ela”.  

Este ano tivemos cinco dias de programação gratuita, do dia 19 ao 23 de outubro que somaram trinta atividades presenciais e online onde se destacaram: conversa com escritores, sarau, mesas de palestras, feira de escambo de livros, Slam, roda de leitura, contação de história, intervenções artísticas, teatro, música entre outras atividades.

O Centro Cultural da Penha e o CEU Tiquatira abrigaram a maioria das atividades culturais, entre elas a Ocupação “Salve Ela” no CCP. E mesmo com o encerramento da Flipenha ainda estarão abertas para visitas até o final de novembro na Biblioteca José Paulo Paes, 1º andar do CCP, as instalações Quarto de Despejo e Fragmentos Carolina Maria de Jesus.

Com a ampliação das parcerias e apoios a Flipenha 2021 ganhou maior relevância no território, mesmo em um período em que ainda enfrentamos a pandemia da Covid-19, dificultando que pudéssemos contar com a presença de um público presencial maior e com menos restrição. 

Contamos com a participação das escolas estaduais: Dom Miguel Kruse, Padre Antão, Santos Dumont e ainda com os alunos do CEU Tiquatira e da ETEC Tiquatira. O nome da homenageada, Carolina Maria de Jesus, possibilitou também uma maior visibilidade do evento devido sua importância para a história da literatura brasileira em processo de valorização e reconhecimento com a exposição em cartaz Um Brasil para os Brasileiros no Instituto Moreira Salles e o lançamento das publicações dos cadernos de Carolina referentes ao livro Casa de Alvenaria pela editora Cia da Letras.

Essa edição também contou com olhar especial dos órgãos públicos, onde tivemos com a presença da atual secretária de cultura do município, Aline Torres, além de representantes da Secretária Municipal de Cultura e da Educação consolidando a Flipenha como um evento inter secretarial.

A Flipenha 2021 ganhou espaço em noticiários de maior alcance de público e dobrou o número de seguidores e inscritos nas suas redes sociais com a dinâmica das postagens e diversidade da programação. O alcance reflete no sucesso da Feira de Escambo com doação e entrega de mais de 800 livros de diferentes temas e voltado a diversas idades.

Esperamos que no próximo ano, já vencida a crise sanitária e em melhor contexto político e social possamos realizar a 5º edição da Flipenha com a mesma qualidade, novas parcerias e apoios. A fim de cada vez mais atingir o objetivo de formar mais leitores conscientes e participativos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Festa Literária da Penha 2021


A FLIPENHA é uma festa literária do bairro Penha de França, zona leste de São Paulo, voltada ao incentivo da leitura, valorização da literatura e formação de leitores autônomos e críticos, utilizando-se como meio diversas formas de linguagens e expressões artísticas em articulação com escolas públicas e instituições educativas e culturais do bairro. 
Na sua 4ª edição, a FLIPENHA homenageia com uma programação online e presencial entre os dias 19 e 23 de outubro a escritora mineira Carolina Maria de Jesus, autora do sucesso editorial Quarto de despejo. Carolina é pouco conhecida pelos seus trabalhos posteriores, os quais serão foco da FLIPENHA como Casa de Alvenaria que, junto do disco de sambas e marchinhas gravados pela autora, completa 60 anos de lançamento neste ano. 
É para celebrar essa grande escritora brasileira que a FLIPENHA apresenta uma programação especial com sarau, conversa com escritores, mesa de palestras, feira de escambo de livros, SLAM, roda de leitura, contação de história, entre outras atividades desenvolvidas com público escolar, professores, artistas locais e instituições parceiras.
Confira a programação completa: https://issuu.com/flipenha/docs/programa_o_pdf

REALIZAÇÃO
Biblioteca Doutor Dirceu de Paula Brasil
Biblioteca José Paulo Paes
Centro Cultural Penha
CEU Tiquatira
Coletivo Papo de Comadre
Movimento Cultural Penha
SENAC PENHA

Arte - Alcides Rodrigues
Design gráfico - Andréia Freire

Contato


 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Documentário sobre o Cordão da Dona Micaela estreia neste sábado dia 27/02


Devido à pandemia e a fim de conter sua contaminação em 2021 o Carnaval em São Paulo foi cancelado. Foram suspensas diversas atividades, desfiles e festas impactando direta e indiretamente o setor carnavalesco. Mesmo diante desse quadro o MCP produziu o documentário especial "VAI NASCER!" sobre o Cordão, seus agentes e Dona Micaela Vieira.

O Cordão Carnavalesco Dona Micaela surgiu desfilando pela primeira vez em 2018 no bairro da Penha de França, zona leste de São Paulo. O Cordão faz homenagem a Dona Micaela Vieira, que no final do século XIX exerceu a função de parteira ganhando o nome de uma praça no bairro.

Estréia dia 27 de fevereiro, às 17:00
Acesse o vídeo pelo link: Documentário "Vai Nascer!" Ficha técnica Produção e direção | Julio Cesar J. Marcelino, Maurício Dias Duarte e Patrícia Freire de Almeida Edição | Maurício Dias Duarte Filmagem | Douglas de Campos Entrevistados Edi Cardoso José Carlos Batalhafam José Elias Tico Renato Gama Ronaldo Gama Solange Aparecida de Campos Fotos: Douglas de Campos, Maurício Dias Duarte e Nayara Rodrigues Trechos de vídeos Vídeos de celular de ensaios (integrantes do Cordão) Encerramento do IX ENCONTRO DE OBSTETRÍCIA – EACH USP LESTE – 2018 (Douglas de Campos) Desfile de 2019 (Sem Cortes Filmes – Leandro Caproni) Desfile de 2019 (Douglas de Campos) Desfile de 2020 (Cassandra Melo) Encenação de Edi Cardoso em 2018 (Eliézer Giazzi Teles) Músicas HIBISCO ROXO | Mariana Per, Tita Reis, Ronaldo Gama e Renato Gama O CORDÃO DA MICAELA | Renato Gama e Ronaldo Gama LÁ VEM ELA | J. E. Tico DINDA | Ronaldo Gama e Renato Gama CAMINHOS DE SÃO BENEDITO | Renato Gama Realização Movimento Cultural Penha Centro Cultural Penha Secretaria Municipal de Cultura

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Exposição apresenta panorama contemporâneo do carnaval na Penha


O Movimento Cultural Penha e o Centro Cultural da Penha apresentaram no dia 20 de fevereiro a LIVE de abertura da intervenção visual carnavalesca “A Folia desce e sobe a colina”.  A intervenção é  acompanhada de um guia com informações sobre os blocos, cordões e escolas de samba, divulgando e refletindo sobre o panorama do carnaval na região da Penha.


Participantes da abertura:

Tiaraju Pablo: músico, compositor e cientista social
Wilma da Silva: cantora do Cordão da Dona Micaela e das Pastoras do Rosário
Raoní Augusto Oliveira: presidente da A.R.C. Bloco Chorões da Tia Gê
Fellippo Vitor: Segundo mestre de bateria do G.R.C.S.E.S. União Imperial

Ficha técnica da intervenção visual:
Produção e articulação: Júlio Cesar J Marcelino e Maurício Dias Duarte
Expografia: Patrícia Freire de Almeida 
Designer do Guia: Andréia Freire de Almeida
Texto de introdução: Tiaraju Pablo D’Andrea

Textos, indumentárias, fotos e vídeos do acervo dos blocos, cordões e agremiações cedidas gentilmente para a intervenção visual.

Local: Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20
de 20 fevereiro a 20 de abril de 2021.
de terça a domingo, das 10:00​ às 20:00