sexta-feira, 21 de junho de 2013

“Rosário: tambores vibram no teu chão”


O titulo dessa matéria é o tema da 12º Festa do Rosário da Penha de França desse ano. No domingo (16/06) tivemos o ápice da festa, onde  pudemos contar com  a participação de quatorze grupos, fora as irmandades e pastorais da cidade. Sendo que três desses grupos estavam  pela primeira vez ,  o  maracatu Bloco de Pedra do município de São Paulo, o Moçambique de São Bendito de Taubaté e o Batalhão de Nossa Senhora do Rosário de Divinópolis; Minas Gerais. Além do   padre Raimundo Inácio da Silva, de São João Del Rei ; Minas Gerais que celebrou a missa afro  campal. 
Essas participações,  só vêm a comprovar que a Penha esta  retomando a sua a tradição  de ser um bairro festeiro. Não é por menos que no Centro Cultural Penha, foi inaugura neste mês a exposição fotográfica “Os Festeiros”,  organizada pelo Movimento Cultural Penha com curadoria do Memorial Penha de França, que trás imagens dos festejos de 2012, aberta  a visitação até o final do mês.
O número de pessoas que tem  passando desde o inicio dos festejos  pelo bairro da Penha  pela primeira vez  é de se destacar,  como a pesquisadora Neide Rodrigues Gomes, presidente da Comissão Paulista de Folclore, a Gerente do Sesc Itaquera Erika Mourão T. Dutra, da Gerente de Programa Socioeducativos do Sesc Flávia  Roberta Costa que participaram da palestra sobre Turismo Social(13/06) no Centro Cultural Penha. Tivemos também um a visita de um  grupo de jovens escoteiros que veio de Itatiaia- RJ para conhecer a nossa festa.
A programação dos festejos continua  até o final do mês com show da Cantora Tetê Cavalcanti,  no dia (22/06) em homenagem a Jacson do Pandeiro ás 20h no Centro Cultural. No dia (29/06)  a partir das 14h no Largo do Rosário as  apresentações  teatrais  com os grupos; Cia dos inventivos com a peça “Canteiros “ e   o grupo Trajetória Feminista com a peça “ Relaxa ai e faz o almoço”.
No mesmo dia 29  a partir da 19h na Igreja do Rosário acontecera o Terço Cantado de Nossa Senhora e logo após a retirada do Mastro, levando assim ao término dos festejos do Rosário da Penha de 2013.
Maiores  informações no: largodorosário.blogspot.com


                                   fotos: Luciana Gudes


Nenhum comentário: