domingo, 3 de maio de 2009

Criação do Museu de História do Estado de São Paulo terá participação da Fundação


A Fundação Energia e Saneamento assinou, com a Secretaria de Estado da Cultura, um convênio para a implantação do Museu da História do Estado de São Paulo. O futuro museu terá como sede a Casa das Retortas, localizada na Rua da Figueira, no bairro do Brás, região central da cidade.
A Casa das Retortas foi inaugurada em 1889 para a produção de gás utilizada na iluminação pública de São Paulo. Hoje, o edifício, representante da arquitetura fabril inglesa, está em processo de tombamento nas esferas municipal e estadual - Conpresp e Condephaat e está situada em um privilegiado ponto de São Paulo, junto ao Parque D. Pedro e ao lado da região cerealista e de comércio popular da cidade, o que reforça sua importância para o patrimônio industrial do final do século XIX.
A criação do Museu da História do Estado de São Paulo proporcionará aos visitantes a oportunidade de conhecer toda a história do Estado mais rico do Brasil, assim como as tradições, costumes, e a diversidade cultural de seus municípios.
Além disso, o Museu contará também com um centro de documentação, ao reunir um acervo que ilustrará diversos fatos e transformações ocorridas em todo o Estado permitindo discussões e um maior aprofundamento da história econômica, política e social do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: