quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Estátua de Itamar Assumpção é inaugurada na Penha

Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro foi um dia bastante importante para o bairro da Penha, com a inauguração da Estátua de Itamar Assumpção. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MU.ITA (Museu Itamar Assumpção).

Obra de Leandro Junior, a estátua faz um marco importante no bairro valorizando a memória do músico, instrumentista, produtor musical, destaque da cena independente de São Paulo e morador do bairro da Penha. 

Além desta estátua serão inauguradas mais 4 outros monumentos que valorizam a presença negra em São Paulo: Carolina Maria de Jesus, Geraldo Filme, Adhemar Ferreira da Silva e Deolinda Madre, ações que devem ocorrer ao longo do ano de 2022.

A Comunidade do Rosário esteve envolvida nos festejos de inauguração abrindo com a Missa Inculturada Afrobrasileira em homenagem a Itamar Assumpção na Igreja N S do Rosário dos Homens Pretos da Penha, com a presença de familiares do músico: a filha Anelis Assumpção, a esposa Elizena Brigo, netos e amigos.

Na cerimônia de inauguração no Teatro Martins Penna do CCP estiveram presentes autoridades da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu MU.ITA como Gilberto Gil, conselheiro do Museu e a Secretaria Municipal de Cultura Aline Torres.

Mesmo embaixo de chuva o público acompanhou o emocionante momento de revelação da estátua no jardim em frente do Centro Cultural da Penha, local onde está em cartaz até janeiro de 2022 uma exposição sobre o músico de parte do acervo do museu virtual MU.ITA.

A festa seguiu com apresentações musicais das Pastoras do Rosário, Cordão da Dona Micaela, Show de Anelis Assumpção e Rincón Sapiência e fechando com o Grupo Ilú Obá de Min.

Fotos: Douglas de Campos











































Nenhum comentário: