terça-feira, 8 de dezembro de 2015

1ª Jornada dos Patrimônios em São Paulo


Neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de dezembro, a Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico farão um convite especial a paulistanos e turistas: a oportunidade de reconhecer seu patrimônio histórico, artístico e cultural, distribuído por diversos pontos da cidade. Será realizada a primeira Jornada do Patrimônio paulistana, nos moldes do que já ocorre em diversos países, como as Journées du Patrimoine na França e o Open House em Nova Iorque (openhousenewyork). 

Haverá uma extensa programação com atividades culturais, oficinas, roteiros, imóveis sendo abertos para visitação, uma verdadeira festa do patrimônio cultural da cidade.

Para este evento o Grupo URURAY e o Núcleo de Pesquisa ANGANA estarão realizando dois roteiros: 

O sagrado e o profano no outeiro da Penha - Dia 12 de dezembro de 2015 às 10:00 (sábado)
Roteiro pelo bairro da Penha

O bairro da Penha de França, um dos mais antigos do município de São Paulo, guarda na sua arquitetura as heranças de um Brasil Colônia. Conhecido pela forte influencia da religião católica, com a presença das igrejas voltadas a Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da cidade de São Paulo. Contudo, o bairro tem até hoje uma forte presença da cultura popular, fazendo da Penha não só um destino para os cultos tradicionais, mas também para o lazer promovido nas festas, cinemas, futebol de várzea, blocos carnaval e as escolas de samba.
Esta será a Penha, viva e diversa, que o roteiro estará apresentando para os participantes dessa primeira Jornada dos Patrimônios.
previsão de término: às 13h
inscrição pelo e-mail: ururay.patrimonioleste@gmail.com


Rotas de Fuga para a Liberdade - Dia 13 de dezembro de 2015 às 09:30 (domingo)
Roteiro pelo bairro Liberdade

O Roteiro “Rotas de Fuga para a Liberdade: sociabilidades, festas e culturas negras no limiar e pós abolição na província de São Paulo”, irá abordar questões relacionadas ao processo de abolição da escravidão, e mais especificamente, as agências e significados  para população negra  paulista desse processo histórico, no qual os africanos e afrodescendentes são partícipes diretos. Territorialidades, patrimônio existentes ou já extintos no bairro da Liberdade (centro de São Paulo) serão esmiuçadas ao longo da visita.
previsão de término: às 12h30
inscrição pelo e-mail: angana.nucleodepesquisa@gmail.com

Atividades gratuitas

Segue link, com a programação completa: http://jornadadopatrimonio.com.br/


Nenhum comentário: