
Por meio desse espaço se originou a construção da igreja do Rosário dos Homens Pretos, espaço este que veio a se tornar local de interação social com o passar do tempo mantido pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos na Penha até o final dos anos 60.
Durante as três últimas décadas devido aos processos de transformação pelos quais passaram a sociedade brasileira e o bairro a irmandade se extinguiu, e este espaço deixou de ter o valor histórico para as novas gerações, principalmente para os descentes afro brasileiros.
Portanto, todo o mês de junho, já pelo quinto ano consecutivo, a comunidade organizada vem buscando através de atividades culturais e religiosas manter viva a memória da importância desse espaço para se entender o processo de formação da história do nosso povo.
A programação organizada pelo Movimento Cultural Penha nestes últimos cinco anos contribuiu, trazendo projetos com a temática afro-brasileira como o Grupo Batakerê, Grupo Babalotim, Grupo Mão na Luva, Projeto Uh-Batuk-Erê, Folia de Reis de Poá e Projeto Raiz entre outros, onde buscou realizar atividades culturais com objetivo intermediar a reflexão da importância desse espaço para os jovens estudantes das escolas mais próximas da Igreja e das comunidades interessadas.
O evento proposto no mês de dezembro pretende trazer uma palestra (experiências) sobre a participação do MCP na Festa do Rosário a partir do envolvimento das escolas da Penha e entorno, com os projetos de diálogo das tradições afro-brasileiras num espaço simbolicamente de importância histórica da formação da cultura brasileira: o Largo do Rosário. A palestra contará com depoimentos de representantes de grupos participantes, organizadores e de pesquisadores, e serão registrados e organizados em material disponível a todos os grupos e entidades interessados.
Convidados: (a confirmar)
Representantes da Festa: Carlos Casemiro e Selma Casemiro (Rei e Rainha do Congo em 2006) e
José Morelli;
Representantes dos grupos culturais e artísticos: Pedro Peu (Batakerê), Edson Azevedo (Uh-Batuk-Erê), Luzinete (Projeto Raiz), Wagner (Folia de Reis de Poá), Giuliana (Mão na Luva), Solange (Babalotim);
Representantes das Escolas: EE Pe Antão, EE Santos Dumont, EE Nossa Sra da Penha e ETE Aprígio Gonzaga;
Representantes de organizações e pesquisadores: Carlos José, Michael Franklin e Francisco Folco;
Representantes do MCP
Eixos da palestra: espaço público, Educação e Cultura Afro-Brasileira e História da Igreja de Nossa Sra do Rosário dos Homens Pretos.
Data indicativa: 08/12/2007
Horário:
Local: SENAC Penha